menu close menu

Blog

Lua-de-mel e férias em Santiago – Chile

A cidade de Santiago é, com toda certeza, uma ótima opção para lua-de-mel ou mesmo uns dias de férias. Afinal, a capital chilena revela uma arquitetura charmosa de estilo europeu, boas opções para comer e beber e passeios pra lá de agradáveis. Tudo isso a poucas horas de vôo do Brasil e com uma vista da Cordilheira dos Andes que tira o fôlego antes de descer do avião.

_MG_7404 _MG_7412 _MG_7577

Pra ajudar quem planeja ir pra lá, separamos neste post algumas dicas sobre a cidade. E para a viagem ficar completa, amanhã a gente publica algumas informações sobre passeios próximos de Santiago.

 

Onde ficar

Na hora de definir a hospedagem, acontece algo parecido com Buenos Aires. O viajante se depara com muitas opções no Centro, e a maioria acaba escolhendo um hotel nesse ponto da cidade. Até é prático, tem metrô perto e etc. Mas pensa só: se você viesse como turista para São Paulo ou Rio de Janeiro, a região central dessas cidades seria sua primeira opção? Então… para ficar em um local mais charmoso, com bons bares e restaurantes não muito longe e sem tanta muvuca, nossa sugestão é escolher o bairro da Providência. E pra quem  curte bares e um pouco de agito noturno, o bairro de Bella Vista certamente é a melhor escolha.

_MG_8142 _MG_8120 _MG_8115 _MG_8113 _MG_8111 _MG_8107

 

Passeios

Uma visão geral da cidade é garantida no topo do Cerro San Cristóbal, um morro reflorestado, cujo mirante permite ver Santiago a uma altura de 800 metros.

Uma das formas de chegar lá em cima é pelo funicular. O sistema é meio velhinho e assusta um pouco quem tem medo de altura. Mas não se preocupe que o percurso é rápido! Quando estiver lá em cima, não deixe de observar com calma a Cordilheira dos Andes contornando Santiago. É uma visão bem interessante.

Subindo mais algumas escadas, chega-se ao santuário da Imaculada Conceição, um espaço amplo onde são realizadas missas a céu aberto. Vale a pena ficar no fim da tarde para ver o pôr-do-sol. Isso se você tiver mais sorte do que nós, pois no dia em que subimos começou a garoar, então nadinha de sol para admirar…

_MG_8000 _MG_8013 _MG_8036 _MG_8057 _MG_8059 _MG_8067

No mesmo bairro da Bellavista, uma caminhada curta leva à La Chascona, a antiga casa do poeta Pablo Neruda em Santiago.

Nossa dica é fazer a visita guiada (em espanhol ou inglês). Nela é possível conhecer toda a construção, dividida em três espaços e muito parecida com as formas de um navio.

No interior há uma série de artigos pessoais do vencedor do Nobel de Literatura. Mas o acervo atual é bem menor do que o original, já que durante golpe de 11 de setembro de 1973, militares entraram na casa e destruíram diversos objetos em represália ao comunismo engajado de Neruda.

A visita dura uns 40 minutos. No final, pare para um café lá mesmo e, se quiser, aproveite para comprar algo da obra desse escritor tão importante na história chilena.

_MG_8078 _MG_8083 _MG_8104

O Centro não é nosso local preferido para hospedagem – tem gente demais durante o dia e fica quase deserto à noite e nos fins de semana – mas uma passeio por lá é super recomendado. Vários prédios históricos ficam nessa região. Não deixe de ir até a Plaza de Armas, onde a cidade nasceu. Nela está o belo edifício do Correio Central, nos mesmo local em que morou o fundador de Santiago. Não deixe de entrar na Catedral! Outra visita obrigatória é ao imponente Palácio de La Moneda, a sede do governo chileno. A cada dois dias acontece a cerimônia da troca de guarda nesse local fundamental na história política da América do Sul: foi bombardeado pelo exército no 11 de setembro chileno (em 1973), no golpe de estado em que o general Pinochet tomou o poder das mãos de Salvador Allende.   

_MG_7750 _MG_7746 _MG_7716 _MG_7700 _MG_7684 _MG_7484 _MG_7476 _MG_7466 _MG_7461 _MG_7448_MG_7555

Mais um ponto alto (literalmente!) que adoramos em Santiago é o Cerro Santa Lucia. É um parque lindo com monumentos, jardins e até um espaço para eventos. Dá pra encarar a caminha numa boa. Lá em cima, a recompensa é uma vista da área central da cidade que dá uma boa noção da metrópole que é Santiago.

_MG_8507 _MG_8527 _MG_8554 _MG_8556 _MG_8531

Não muito longe da área central fica o bairro Paris-Londres, um lugar onde as duas ruas principais também levam o nome das capitais da França e da Inglaterra. Difícil saber quais das duas é mais charmosa. Um lugar perfeito para filmagens e ensaios fotográficos, atividades muito frequentes por ali. A igreja de São Francisco e a sede do partido comunista são duas referências importantes do bairro.

_MG_7638 _MG_7626 _MG_7623 _MG_7618 _MG_8150 _MG_8146

 

Onde comer

Um almoço no Mercado Central é um programa típico de quem visita Santiago pela primeira vez. Depois de percorrer as bancas e ver de perto os exóticos frutos do mar que fazem parte da alimentação dos chilenos, é só escolher um lugar pra comer. Nas mesas, repletas de turistas, a centolla atrai todos os olhares assim que sai da cozinha. Mas para conhecer bem os sabores do mar chileno, recomendamos pedir uma porção com um mix dos principais frutos do mar – sim, tem centolla também, já devidamente cortada. Aí e só pedir um vinho branco para acompanhar, relevar a simplicidade do ambiente de “mercadão” e não se assustar com a conta, que não vai sair barata.

_MG_7536 _MG_7492 _MG_7503 _MG_7514

No concorrido bairro da Providencia, o Del Cocinero Bistrô é um verdadeiro achado. O dono, simpatissíssimo, já morou no Rio e adora música brasileira. Não deixe de provar as deliciosas sobremesas.

Na boêmia Bellavista fica o Como Água para Chocolate, restaurante que é uma fofura só! Vive lotado de chilenos e turistas (aos montes). O ceviche de lá, feito com peixe branco, é i-nes-que-cí-vel! O ambiente tem animação garantida, com direito a música ao vivo. Precisa de reserva especialmente no jantar.

No mesmo bairro fica o Patio Bellavista, um shopping aberto com foco na gastronomia que não fecha antes das 2h da manhã. Tem de Starbucks a restaurantes que servem típicas empanadas chilenas. Se estiver por lá no final da tarde, aproveite a promoção do coquetel mais famoso no Chile: 2 doses de pisco sour pelo preço de 1! Em uma cidade cara como Santiago, promoção assim é para aproveitar!

_MG_8123 _MG_7991_MG_8826 _MG_8181

3 Responses to Lua-de-mel e férias em Santiago – Chile

  1. […] prometido, depois das dicas sobre a cidade de Santiago, vamos falar das opções perto da capital chilena. Tem esporte, degustação de bebida e passeio […]

  2. Me ha encantado vuestro post y me ha sabido a poco pero ya sabeis lo que dice el dicho “si lo bueno es breve es dos veces bueno”. Me gustara volver a leeros de nuevo.
    Saludos

    [url=http://www.contractmobel.com/es/mobiliario-hosteleria.html]mobiliario para hosteleria[/url]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>